Diamante Gould



Alojamento: o gould é uma ave que na minha opinião se for bem escolhida no ato de compra é muito resistente os meu aguentem e quando digo aguentem refiro-me a conseguem reproduzir-se bem e a fazer a sua vida toda normal sem estarem embolados a uma temperatura de 10ºgraus e no meu caso são 10º no lugar onde se encontrem as gaiolas não no exterior mas o ideal é entre 20 e 25 graus.
Podem ser mantidos em gaiolas de criação que no meu caso medem 50cm de frente, 50cm de fundo e 45cm de altura nestas gaiolas podem estar todo o ano mesmo quando não estão a reproduzir mas aconselho, quando as aves estão em descanse coloca-las numa voadeira grande para poder ganhar novas forças para a próxima época. Caso contrário pode coloca-las num grande viveiro e mante-las no viveiro todo o ano retirando somente os ninhos na época de descanse. Na minha opinião eu gosto muito de ver os goulds num viveiro sendo muito mais fácil a sua criação direta.

Alimentação: disponibilizar-lhes uma boa mistura de exóticos a base de milhos painços e alvos e 50% de alpiste, GRIT, osso de choco, verduras a exceção da alface (causa diarreia) e na época de reprodução caso seja eles a criarem direto papa de criação mais para o húmido e granulado.

Criação: quando se fala na criação levantasse logo um monte de questão da tao má fama que tem o gould de serem tao difíceis de criar.
Podem ser criados em gaiolas ou viveiros, disponibilizar um ninho de duas camaras (ver na pagina dos acessórios) ninho que serve principalmente para tapar uma parte da claridade.
Facilitar-lhes a vida e disponibilizar barba de bode, sisal, algodão ente muitas outras coisas que lhes sirva.
Poem entre 4 a 6 ovos uma vez postos levem 15dias a incubar e as crias são tratadas pelos progenitores cerca de 45dias (que muitas vezes utilizam os bengalins*) com papa de criação com as condições descritas acima ou pode observar na página dos acessórios.

Dimorfismo sexual: os machos têm as cores mais intensas e bem definidas do que as fêmeas e o macho canta.

Utilização de amas na criação de diamantes
Na criação de diamantes neste caso dos gould são utilizados amas e quando me refiro a amas não quer dizer que seja obrigatoriamente bengalins no meu caso utilizo os bengalins pois são verdadeiras máquinas de tratar entre outras coisas.
Os ovos dos goulds sendo para ser chocados por amas são retirados todos os dias e colocados num recipiente com comida e rodados duas vezes ao dia e têm de ser postos no choco no prazo máximo de 10 dias.
As amas já devem estar preparadas para este uso ou seja deve ser um casal que esteja a por uma postura ao mesmo tempo ou aproximadamente, do que as dos gould sendo necessário pelo menos 5 casais de amas para 1 de gould os ovos das amas devem ser retirados e deixados ficar só os dos gould.
Os goulds por uma razão ou outra não trata das suas crias logo para esta espécie não se extinguir resolverem utilizar amas para fazer o trabalho duro.
O que este acima descrito é por experiencia própria e o que aconselho a principiantes, não quer dizer que eu faça tudo por exemplo os bengalins se dormem no ninho podem ser facilmente enganados e colocar um ovo de plástico debaixo deles e caso eles choquem o ovo é trocado por ovos de gould ai esta a razão pelo qual utilizo os bengalins, não aconselho a inexperientes utilizarem esta técnica pois eles podem levantarem-se do choco e abandonar os ovos. Logo o que aconselho é a fazerem como expliquei assim tudo dará certo.

Dicas para facilitar a criação de diamantes gould           
-serem eles a escolher os parceiros facilita a criação direta
-uma vez os casais feitos na minha opinião não devem nunca mais serem separados
-utilize ninhos de duas camaras
-tente que para cada casal de gould tenha 5 casais de bengalins
-tente que os casais já estejam feitos 1 mês antes de iniciar a criação para iniciar a criação em grande
-as aves so estão prontas a reproduzir a partir dos 9 meses
-para a criação direta as aves necessitam (não obrigatoriamente) de 2 anos
-se deem bem mutuamente ou seja dormem encostados um ao outro etc…

Outras aves que servem de amas
Mandarins
Pardais de java (já ouvi um relato de dar resultado)
Bengalins (até da resultado com 2 machos se dormirem no ninho já experimentei e dei certo)

estas informações são de minha autoria 
alguma duvida não hesite comente!!!

60 comentários:

  1. Bom dia tenho um casal de goulds , e a femea mete ovos mas parecem k saem gólos , que devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. boas
      quando diz golos esta a dizer que não estão galados certo??!!
      se sim observe e veja se o casal é compatível ou se briguem... se for compatível basta administrar umas vitaminas para estimular a reprodução (vita E) se for incompatível e não tenha como trocar faça como os canários separe a fêmea dei-a a ambos vitamina E depois volto a junta-los tende em atenção que o macho deve ficar na gaiola onde pretende tirar reprodução e a fêmea é que é retirada...
      mas esta a deixa-los incubar seus próprios ovos ou esta a transferi-los para os bengalins??
      cump.
      bruno

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Tarde,
      Um parente meu deu-me um casal de diamntes gould que ele tinha e esse casal já tinha posto um ovo. Mas o facto é que ela não poe ovos agora e estou com dificuldade de tirar criação, já falei com um colega meu e ele disse me para eu lhe dar ovo cozido mas ela não come, será que me poderia ajudar?
      Cumpr.
      João

      Eliminar
    2. boas
      sim é normal levar algum tempo de habituação a sua nova casa...
      este tempo pode variar de aves para aves e de local para local... mas os meus que compro normalmente 2 semanas depois já estao a por ovos...mas para acelerar pode administrar umas vitaminas para estimular a reprodução (vita E)...aconselho muito o uso de vitaminas nestes casos e casos em que eles nao se aceitam normalmente ajuda muito...convem ter sempre GRIT e osso de choco a disposição.
      quanto ao ovo cozido nunca experimentei dar aos meus, eu dou é aos canários por isso ai nao posso ajudar...nem sei se eles gostam de ovo se bem que na papa o contem...
      alguma coisa é só dizer
      cump.
      bruno

      Eliminar
  3. Bom dia, tenho um casal de goulds que já tiveram uma 1ª temporada bem sucedida, dei a eles o descanso de cerca de 8 meses e coloquei novamente o ninho, a mais ou menos 2 meses na gaiola para esta 2ª temporada, o macho arrumou o ninho normalmente, porem a fêmea não quer botar e pelo que vejo o macho não tem feito aquela dança de cortejo... queria saber o que pode estar ocorrendo, e se devo trocar o macho...

    ResponderEliminar
  4. Boas noites sou HUGO tenho 1 macho e 3 fêmeas juntas será que devo de ter só 1 macho e uma fêmea juntos ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. boas
      se for para a criação sim! somente aos casais
      se for para descanso, manutenção ou simplesmente por recreio pode sim ter todos juntos (ter em atenção o espaço para a quantidade de aves)
      Cump.
      bruno

      Eliminar
  5. Boas, adquiri um casal de diamantes gould, que ja estavam juntos ha algum tempo na casa de um amigo, mas nunca puseram ovos, como eu crio canarios ele deu-mos mas acontece que tambem ja estao juntos na minha casa ha ja alguns meses e nada nem o ninho fazem. Apesar de ser a primeira vez que tento criar diamantes de gould, pensei que fosse mais facil. O que sera que esta a falhar. Saude

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. boas
      apesar de responder tarde demais para o poder ajudar se a duvida se persistir contacte-me por mail pois terá resposta diarimante
      meu mail: brunoguerreiro11@hotmail.com
      cump.
      bruno

      Eliminar
  6. Tenho um viveiro com um casal calopsitas que já tiveram cria, um macho de diamante gold, um casal de canário, se eu colocar uma fêmea de diamante gold eles vão ter filhotes?
    O viveiro tem 2metros x 2metros x 1metro.
    Gecimar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. boas
      amigo/a isso não é aconselhável fazer esta mistura pois as caturras poderam perseguir as restantes aves de pequeno porte apesar de nao ser um comportamento normal delas nada indica que nao o façam, e para além disso como o ninho dos canários é em cesta as restantes aves vão perturbar a sua criação nunca tendo reprodução dos canários, quanto aos goulds aconselharia-o a ler as imformaçoes acima a respeito da sua criação, pois sao aves que necessitam de amas para incubar os seus ovos
      alguma duvida peço-lhe que me contacte por mail que terá resposta diariamente..
      meu mail: brunoguerreiro11@hotmail.com
      cump.
      bruno

      Eliminar
  7. muito bom o artigo ... parabéns direto e especifico..

    ResponderEliminar
  8. boa tarde bruno .. olha eu estou criando diamantes Golden ah i ano mais ou menos então gosto de ler artigos que ensinem da maneira correta mais gostaria se vc puder me esclarecer algumas duvidas como : o macho da diamante morreu entalado com apele do ovo dai comprei outro e no mesmo dia já passaram a entrar no ninhos juntos mais estou pensando em tirar o ninho por causa que aepoca de verão acabou teria algum problema ? visto que eu já tirei duas crias dela nos manos pois ela só bota ..E outra coisa estou com quatro filhotes que por sinal estão muito bonitos e graúdos ate um pouco maior que os pais mais estão na gaiola com os paias adotivos e estão começando atrocar as penas teria algum problema colocar eles no viveiro junto com os outros o viveiro fica na área externa ? desde já obrigado .. e como dito muito bom o artigo abraços..

    ResponderEliminar
  9. Respostas
    1. Boas
      sou dos Açores -> S.Miguel -> Ponta Garça :)
      alguma duvida contacte-me por mail pois terá resposta diariamente
      meu mail: brunoguerreiro11@hotmail.com
      cump.
      bruno

      Eliminar
  10. Boas chamo me bruno.olv alguem me pode ajudar pois sou aprendis tenho dois casais de diamants de gould e queria saber quais as cumidas ideais para eles e as vitaminas e complexos que devem tomar agradeço a vossa ajuda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas amigo Bruno :D
      vejo que a sua resposta tem de ser bem complexa e implica uma comunicação ao longo de algum tempo para o poder ajudar devidamente.... por isso aconselho a que me comunique por mail pois respondo diariamente aos mails e ao blog nao...
      meu mail: brunoguerreiro11@hotmail.com
      Ps. sim sr. apanhou-me numa matéria que eu me esqueci de fornecer no blog vitaminas e complexos, vou tentar de imediato resolver este tema
      cump.
      bruno

      Eliminar
  11. Boa noite.
    Gostaria de agradecer a ajuda aqui dada.
    Um grande obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom Dia
      Obrigado pela visita :D
      apesar de desactualizado as imformaçoes que contém são diretas e precisas!
      cump.
      bruno

      Eliminar
  12. Boa noite! !!!!!! tenho alguns casais d diamantes eles podem ficar numa varanda ???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia
      dependente da sua intenção e do clima podem sim!
      ou seja se for para descanso ou recreio sim! pois durante a criaçao as aves nao podem ser incomodadas e obviamente mudadas de local
      quanto ao clima nao convem deixar as aves pernoitar na varanda pois podem ocorrer correntes de ar frio que é prejudicial e durante o dia nao as deixar sob o sol direto! disponibilizar-lhes alguma sombra por exemplo com a colocação de cartão por cima das gaiolas....
      cump.
      bruno

      Eliminar
  13. Boa tarde!!!
    Eu tenho um casal de Diamante de Gould e queria saber se eu o posso reproduzir em ninhos de Diamante de Mandarim e numa gaiola de 60 de comprimento por 30 cm de altura e 20 cm de largura. Eles no seu viveiro têm bastantes companheiros eles têm um casal de periquitos, um casal de agapones, um pintassilgo, um casal de canários, dois casais de diamante de mandarim.
    Fico a espera da sua resposta...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. boas
      amigo isso tem ai muitas coisas mal começando por esta mistura toda de aves... apesar de ficar bonito e até agora nao ter acontecido nada, assim que as aves começarem a proteger seu ninhos etc... vai haver sangue! principalmente com estes psitacideos ai....
      quanto a sua questão propriamente dita.... os ninhos dos mandarins que se está a referir se for os de cesta nao! se for daqueles de madeira de entrada de meia lua é dificil mas nao impossivel! já consegui que colocassem ovos ai nestes... mas o mais aconcelhavel e para nao ter em exprimentaçoes é mais apropriado os de 2 câmaras, quanto a gaiola pelas medidas presumo que seja daquelas todas em grades de rede isso agora é relativo... as aves durante a criaçao principalmente aves de "dificil" reproduçao requerem tranquilidade e privacidade coisa que estas de grades nao dão! por isso aconselho se quiser mesmo utilizar estas a tapa-las com cartao a sua volta incluido por cima à excessao da parte frontal para manter uma maior tranquilidade e privacidade e durante a reprodução nao incomodar as aves.
      alguma duvida aconselho a me contactar por mail pois terá resposta diariamente ao contrario do blog...
      meu mail: brunoguerreiro11@hotmail.com
      cump.
      bruno

      Eliminar
  14. boa noite gostaria de ter diamantes gould e ate fazer criacao mas o unico sitio que tenho espaco e na garagem nao tendo uma janela para dar luz sera que eles se adaptam a esse tipo de lugar??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas
      vou tentar ajudar o máximo que conseguir....a garagem por acaso arruma o seu carro? é preciso ter atenção aos fumos do combustível queimado... tem ventilação? convém ser um local minimamente ventilado quanto a iluminação existem lâmpadas fluorescentes que emitem a luz solar com raios UV já utilizei em zonas com pouca luz solar para melhor fornecimento de vitamina D3 e correu bem convem utilizar as lâmpadas juntamento com um controlador solar principalmente durante a criaçao.... quanto a criação, requer o mínimo de incomodo possível e as horas de iluminação adaptadas e programadas corretamente!
      alguma dúvida pode-me contactar por mail visto que respondo diariamente ao contrario do blog segue o meu mail: brunoguerreiro11@hotmail.com

      Eliminar
  15. Boa noite tenho casal de Golds que começou a botar ovos, quando nascerem eu que vou ter que alimentar ou posso deixar por conta deles????

    ResponderEliminar
  16. Bom dia,

    Tenho um casal de Goulds e estão prontas a criar mas fêmea só põe um ovo quase 1 por semana.
    O que pode estar a acontecer?

    Cumps

    ResponderEliminar
  17. Boa noite, Bruno.
    Tenho um casal de gould nascidos no inicio deste ano. O macho ja tem a ponta do bico vermelha e o da femea acinzentada. Penso que já estarão sexualmente ativos e comprei o ninho. Pergunto se o inverno é favoravel à postura e se é realmente muito dificil os Gould chocarem e criarem os juvenis. Obrigado

    ResponderEliminar
  18. caro amigo

    O que voce me diz sobre esta matéria- abraços

    "Na Australia existe um grupo de estudos e de recuperação destas aves que ensinam muito a respeito delas. Uma das coisa mais importantes é sobre o cruzamento de Diamante GOuld Cabeça Vermelha com os de Cabeça Preta. É um erro e deve ser evitado, porque? Porque todas as fêmeas originárias desses cruzamentos acabam morrendo no ninho ou antes das mudas de penas. ALgumas sobrevivem mas são genéticamente defeituosas, então ao cruzar estas cores de cabeça você deve ter em mente que as fêmeas que sobreviverem não servem para criação. Vão criar se você quiser, mas seus filhotes possuem um padrão genético já estragado e não podem oferecer tanto para suas ninhadas. Algumas morrem durante a postura, outras enfrentam ataques de convulsão e morrem se debatendo.
    Porém os machos já saem destes cruzamentos com colares mais grossos e cores de cabeça mais fortes, mais intensas."

    ResponderEliminar
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  20. Preciso de uma ajuda dos amigos!
    Sou marinheiro de 1° viajem, mais vamos lá!
    Tenho um casal de D gold com 1ano. A fêmea, colocou seu 1° ovo e depois de 10 dias ela pôs + 1° ovo, e com mais 7dias ela pois outro. Mais sempre encontro no fundo da gaiola ou no chão, já estourado...
    A pergunta é. E normal esse intervalo entre os ovos?
    O macho continua a fazer a dança do acasalamento, mesmo ela tento colocado 01 ovinho no dia anterior, ela vai acasalar com o macho?
    O que devo fazer pra ela não jogar os ovos fora, já que tem a casinha e o ninho?
    Outra duvida é. se eles fizeram postura ontem, quanto tempo vai começar a aparecer os ovinhos?
    Abraço!

    ResponderEliminar
  21. boa tarde timha um casal de mandarins e estava tudo a correr bem , até já preparavam para fazer ninho , mas o meu marido deixou a tampa do comer mal fechada e o macho fugio . entretanto para a femea não ficar sozinha o meu marido comprou outra femea , mas a femea antiga não tentou mais fazer ninho . Eu disse ao meu marido que achava que não posiam estar duas femeas juntas então ele comprou um macho . Gostaria de saber se faz mal ter um macho e dos femeas ,se por acaso eles acasalam e a femea mais antiga se pode ainda por ovos do macho que fugiu ??? Será bom por lá um ninho ??
    Por favor ajude-me e responda-me se possivel para o meu mail. alex0pinto@hhotmail.com
    Obrigada

    ResponderEliminar
  22. boa tarde tinha um casal de diamantes gold e eles davam-se muito bem mas um dia abri a gaiola para limpar por dentro e o macho fugiu. Agora não sei se a femea está bem sozinha e como estão na altura de criação não sei se sente falta de um macho e está descontente. Tenho que comprar um macho para ela? E se comprar tenho que juntar um casal de bengalis? Por favor gostaria que me respondesse rapidamente. Obrigada.

    ResponderEliminar
  23. boa noite
    alguem sabe dizer se tem como reproduzir madarinho com gol?
    pois coloquei a femea de gold junto com os mandarinhos...
    vlw

    ResponderEliminar
  24. Amigo gostaria de saber se consigo chocar com exito sem manons ou mandarim no caso so com os golds mesmo Obg. Agradeço e aguardo

    ResponderEliminar
  25. Tenho uma dúvida em relação a criação dos goulds em viveiro, neste caso eu deveria ter um viveiro com goulds e manon? Digamos que eu construa um viveiro de 3 x 3 x 2m (C x L x A), eu poderia colocar 1/3 de goulds e 2/3 de manon, seria um plantel que reproduziria razoavelmente bem ou teria alguma forma melhor de se criar em viveiro?

    ResponderEliminar
  26. dois mandarins macho sera que da certo como amas ???

    ResponderEliminar
  27. Ola eu tenho um casal de mandarins e a minha questão e se eu poderia fazer o ninho com enchimento de peluche se não der qual o material que eu tenho que utilizar para fazer o ninho obrigado.

    ResponderEliminar
  28. Ola eu tenho um casal de mandarins e a minha questão e se eu poderia fazer o ninho com enchimento de peluche se não der qual o material que eu tenho que utilizar para fazer o ninho obrigado.

    ResponderEliminar
  29. Boa tarde comprei dois casais de gold ja estao chocando quais minhas chance de dar certo sem manon?

    ResponderEliminar
  30. Bom dia eu gostari se voce podesse dizer com se extingue o diamante gould se e macho ou femia

    ResponderEliminar
  31. Os meus diamante gould a femea numa postura pos 8 ovos ... sera qe foi 2 posturas , e deixei cria direta e nao alaparam , que faço ?

    ResponderEliminar
  32. Possivelmente é uma postura eles põem até 4 a 8 ovos

    ResponderEliminar
  33. Ola quanto tempo é o choco dos
    Diamante gold ?
    Será que os mandarins também criaram os diamantes gold?

    ResponderEliminar
  34. Ola boa noite, comecei a fazer este ano criação de gold, coloquei eles juntos a 1 semana mas ainda não foram para o ninho, qt tempo levam? Tenho 4 casais em gaiolas separadas, e na mm sala tenho bengalis, diamantes estrela, diamantes babete e 1 caturra, deveria muda-los de sala? Outra pergunta, tenho eles numa sala tipo viveiro grande, paredes de lado e rede a frente, ou seja mt luz, mas agr vai para o inverno(Portugal), a outra sala é menos arejada, menos luz, é a garagem k so tem uma janela, o k fazer? há diferença? Por 1 lado um pouco mais frio mais aves no mm espaço apesar de separados por gaiola, mas + arejado e + luz, por outro lado mais quente, menos luz e arejamento mas + sossego. aguardo ajuda Cumpts Pedro Varela

    ResponderEliminar
  35. Boa. Tenho dois casais de goud na mesma gaiola e até agora nada de fazerem ninhos e botarem . O que devo fazer ?

    ResponderEliminar
  36. boa noite, tenho dois diamantes gold, no 2 dia que os meti no viveiro tinha um ovo no chão.. não fazia a minima ideia que em dois dias já tinha ovo. de seguida coloquei o ninho e fios de coco, já la vai uma semana e nada.. nem a femea vai para o ninho nem mete ovo. A partir que ela meteu o ovo ficou mais inchada. pode ser frio? Obrigado

    ResponderEliminar
  37. Geralmente nao tenho por hábito comentar blogs mas era infeliz da minha parte se nao lhe desejasse os parabéns pelo post com tamanha eficácia, coerência e nexo. continuaçoes de um bom trabalho.

    ResponderEliminar
  38. Bom dia Sr Bruno
    Tenho dois casais de diamante gould que poseram 5 ovos mas não estavam galados só um casal e que estavam sempre no ninho só saiam para comer e depois de os ovos estavam galados eles saíram do ninho.
    Eu estou a dar complexo B vitamina E+S!!
    Será que você me pode ajudar???
    Muito obrigado pela atenção!!!
    Rui Ferreira

    ResponderEliminar
  39. Boa tarde Sr. Bruno!!!
    Eu tenho dois casais de diamante gould mas os diamantes punhão os ovos não estavam galados em todas pestura, só ouve uma pestura estavam galados mas o macho e a femia estavam sempre dentro do ninho quando nasceram eles a bandumar o nilho tinha algum fora, outros dentro do ovo: eu dava complexo B, vitamina E+S e não tirei nada!!!!
    Muito obrigado pela atenção!!!

    RUI FERREIRA

    ResponderEliminar
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  41. Boa tarde, preciso de ajuda numa coisa.
    Eu tenho um casal de golds diamante, eles já estão na minha casa á 2 anos e não se reproduzem. Tenho o ninho para eles, até coloquei cálcio e também papa de ovo, a papa de ovo foi aconselhado na loja onde compro a comida para eles, disseram-me que era um reforço para eles.
    Eles por acaso estão a comer bem a papa, o ninho eu coloquei já á algum tempo uma corda desfiada para que eles façam o ninho, coisa que o fizeram ja á bastantes meses. Outra coisa que eu achei estranho foi, desde que lhe coloquei a papa de ovo (1 mês), as penas deles não estão direitas, tem um buraco mesmo no peito, não sei se apenas coincidiu com a troca de penas deles ou se são eles para colocar no ninho

    ResponderEliminar
  42. gostei e fiquei esclrarecido obrigado

    ResponderEliminar
  43. gostei e fiquei esclrarecido obrigado

    ResponderEliminar
  44. Boa noite Bruno .
    Comprei recentemente 2 casais de diamante Gould mas endei observando que um dos machos está fazendo o ninho mas a fêmea não está preparada para a postura . Não sei o que faço tive que tirar um dos casal da gaiola que estavam os 2 . E a outra fêmea tbm não está se aproximando do macho oq eu faço agora ?
    O senhor que me vendeu disse que era casal mas pelo que eu vi nem um dos 2 são .
    Me dê uma luz .
    Att Carin Francine

    ResponderEliminar
  45. Continuously i used to read smaller posts that as well clear their motive, and that is also happening with this article!
    zombsroyale io 2020 | commando 2020 | friv 5 online| dogeminer2 hacked

    ResponderEliminar