Canários Belga


Alojamento: os canários são uma ave que não pode estar muito ao frio até não é tanto o frio mas as correntes de ar pois podem causar asma, por isso aconselho a coloca-los a uma temperatura mínima de 15 graus e sem correntes de ar frio.
Os canários as pessoas estão acostumados a vê-los em gaiolas cada casal em sua gaiola mas eles podem ser criados em viveiros em colonia mas só que em colonia tem muitos pontos negativos passo a enumerar alguns:
-descontrolo total de casais (cruzando-se e nascendo crias mestiças desvalorizando a espécie)
-evasão de ninhos
-pode ocorrer algumas brigas entre macho mas nada de fora do comum
-baixa taxa de natalidade
-elevada taxa de mortalidade das crias
Como podem ver tem alguns pontos negativos mas nada é impossível. Mas para quem quer rentabilizar a criação o melhor mesmo é gaiolas com 50cm de frente, 50 de fundo, e 45 de altura onde são colocadas as fêmeas juntas com os macho na época de criação.

Alimentação: disponibilizar uma boa mistura para canários, osso de choco, GRIT, e papa de criação durante a criação e papa corante consoante a cor do canário todo o ano.

Dimorfismo sexual: quanto a distinção sexual só o macho canta e este é o método mais seguro, havendo outro que consiste em assoprar na cloaca e o macho tem a cloaca mais saída para fora em relação á fêmea mas este método só da para distinguir quando os canários têm uns 5 meses de idade.

Criação: quanto a criação o canário tem muito que falar vou tentar tocar em todos os pontos da sua criação.
Em outubro (aqui nos açores) escolha os casais que vai formar e coloque os machos só os machos na gaiola que vão reproduzir e deixe as fêmeas numa voadeira por exemplo para irem exercitando os músculos e perderem gordura. Os machos ficarão sozinhos até meados de dezembro ai dasse umas vitaminas E durante 5 dias para estimular a reprodução aos machos e ás fêmeas mas cada um no seu sitio. Quando terminado os 5 dias junta-se as fêmeas que pretende acasalar com cada macho e coloca-se as cestas ninho. Quando vir que as fêmeas estão a iniciar a construção do ninho com tiras das folhas do jornal do fundo da gaiola disponibiliza-mos barba de bode, sisal e fibra de coco.
Não tardará a aparecer o primeiro ovo que é retirado e trocado por um ovo de plástico todos os dias e colocado em um recipiente com comida e rodado duas vezes ao dia. Quando a fêmea não botar o ovo dois* dias segundos está na altura de trocar todos os ovos de volta e contar 15 dias para o nascimento e a partir dai é sempre igual durante mais ou menos 4 posturas por ano.

*dois dias porquê?-pois as fêmeas pode não por o ovo num dia e voltar a por no outro já se passarem dois dias quer dizer que já acabou aquela postura e podem ser retornados os ovos.

esta informação é de minha autoria
qualquer duvida não hesite comente!!!

3 comentários:

  1. Tenho um viveiro com um casal calopsitas que já tiveram cria, um macho de diamante gold, um casal de canário, onde o macho já teve cria com outra fêmea, mas a fêmea e os filhotes morreram, será que este casal, que já estão dormindo juntinhos vão ter filhotes?
    Já tem +- 5meses que estão juntinhos e nada acontece.
    Gecimar

    ResponderEliminar
  2. Tenho duas saíra sete cores, como posso saber se eles são um casal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a minha paixão desde muito novo é a criação de canários e suas raças, canários de cor de postura e de canto

      Eliminar